Seguidores

domingo, 8 de novembro de 2015

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - UMA ZEBRA FORA DO PADRÃO


EMEB. ARMANDO DIAS
Série: 1º Ano
Turma: B 
Período: 26/10/ 2015 à 06/11/2015

ü Sequência Didática desenvolvida através do livro UMA ZEBRA FORA DO PADRÃO escrito por Paula Browne.

A AUTORA

Paula Browne é autora e ilustradora de livros infanto-juvenis. Nasceu em 1966, no Rio de Janeiro. Estudou letras, comunicação visual, artes plásticas e estilismo. Em sua trajetória profissional, seja através da pintura ou da moda, sempre passeou pelos universos da criança e do adolescente, encontrando na literatura seu meio de expressão. Desde 1999 mora em São Paulo.

v  DIREITOS DE APRENDIZAGEM A SEREM OBSERVADOS NESTA SEQUÊNCIA

ü  Perspectiva do alfabetizar letrando;
ü  Apropriação da escrita alfabética;
ü  Ampliação das experiências de letramento;
ü  Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros;
ü  Apreciar e compreender textos do universo literário e diferenciar seus diversos gêneros;
ü  Participar de situações de leitura/escrita e produção oral e escrita de textos;
ü  Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais.
ü  Espaço e Forma;
ü  Grandezas e Medidas:
Leitura de horas, comparando relógio digital e de ponteiros;
ü   Tratamento da Informação:
 Formular questões sobre aspectos familiares que gerem pesquisas e observações para coletar dados qualitativos e quantitativos;
Coletar, organizar, classificar, ordenar e construir representações próprias para a comunicação dos dados coletados;
ü   Números e Operações:
Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes funções;
Utilizar diferentes estratégias para quantificar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Comparar ou ordenar quantidades por contagem; pela formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica; pela identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica;
ü  Geometria:
 Identificar e descrever a localização e a movimentação de objetos no espaço, identificando mudanças de direções considerando mais de um referencial.

v  OBJETIVOS DA SEQUENCIA
Esta sequencia tem como objetivo internalizar conceitos, como: medida de tempo, compreensão da função social da leitura e da escrita de palavras (listas), frases e textos, bem como a escrita numérica, de forma interdisciplinar, uma vez que a história permite essa contextualização de conteúdos de maneira significante.
Conhecer diferentes gêneros textuais (lista e conto); Leitura verbal e não-verbal; Desenvolvimento da oralidade; Recontar a história; Produção coletiva de texto; Leitura e escrita de palavras; Rimas finais; Desenvolver a coordenação motora fina; Confecção da dobradura da zebra e caderno de lista; Conhecer as características da zebra; Conhecer as unidades fonológicas e fonêmicas em sílabas, rimas e terminações de palavras; Desenvolver habilidades de leitura, interpretação de texto, reflexão e expressão oral. Resolver situações-problemas envolvendo operações de adição e subtração; Dominar convenções gráficas;
v  ÁREAS DO CONHECIMENTO CONTEMPLADAS NA SEQUENCIA

ü  Linguagem;
ü  Ciências Naturais e Matemática;
ü  Ciências Humanas.

v MATERIAIS UTILIZADOS

Livro do acervo do MEC, datashow, notebook ou pen-drive, impressora, caixa de som, atividades impressas, papel sulfite, lápis de cor, borracha, lápis nº 2, tesoura, cartaz em cartolina com as listas produzidas, gráficos, barbante, cola, cola colorida, diversos papéis para arte (dobradura da zebra).
v DESENVOLVIMENTO
1º Momento: Iniciamos com a exploração da ilustração, do título do texto, da autora. A partir da ilustração e do título, levantamento de hipóteses sobre qual seria o assunto do texto. Sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do gênero textual a ser trabalhado. Leitura do texto em voz alta pelo professor e acompanhamento coletivo pelos alunos. Exploração do texto em atividades de interpretação oral e escrita.
Assistimos a um breve documentário em Datashow que retratava algumas curiosidades sobre a zebra. http://www.escolakids.com/listra-das-zebras.htm
www.escolakids.com/impressao-digital.htm
Após, o(a) professor(a) fez uma explanação oral explicando a importância das listras das zebras. Assim, os alunos puderam compreender e associar as listras das zebras e as suas digitais. Identificando que cada indivíduo é único.
Faremos a seguir, atividades de escrita para completar a história. O texto apresentado à eles faltará algumas palavras que deverão descobrir e encaixá-las no texto (alguns alunos conforme a hipótese de leitura e escrita consultarão o banco de palavras).
Em dupla, os alunos a leitura das listas feitas pela zebrinha e pensarão como farão as suas listas de: coisas redondas, coisas amarelas, tudo que voa, rima que não combina.
 Em seguida, confeccionaram uma dobradura da zebra.



2º MOMENTO: A partir da história os alunos confeccionaram um caderno de listas temáticas. Qual a primeira lista feita pela personagem? Os alunos deverão pensar e criar uma lista parecida com o da personagem, mas acrescentando outros objetos.
Neste momento, trabalharemos a primeira lista de COISAS REDONDAS.
 Conversa sobre coisas amarelas, por natureza, como: SOL, BANANA, MAMÃO... O que podemos acrescentar na lista da zebra? Após, relacionar coisas amarelas, cada aluno deverá ilustrar sua lista com alguns desenhos de coisas que apareçam na mesma.
Após, criar as listas no caderno passarão a limpo para confecção do seu Caderno de Listas.
3º MOMENTO: Confeccionar um gráfico com os objetos que mais apareceram nas listas de coisas redondas e coisas amarelas dos alunos.










Trabalharemos a Unidade 6 QUAL É O BICHO? QUE BICHO É? No livro didático de Língua Portuguesa – LINHAS E ENTRELINHAS, pág. 154 à 157, desenvolvendo algumas atividades no mesmo. Explorando sobre quem já foi a um zoológico?  Que animais vivem no zoológico? Após, construiremos uma lista coletiva de animais que vivem no zoológico.
Construiremos uma lista de coisas que voam, já que surgirão alguns animais do grupo das aves na lista do zoológico como arara e outros.
Cada aluno passará as listas para o seu Livro de Listas personalizando-as.

4º MOMENTO: Neste momento, os alunos deverão responder o que viram na história UMA ZEBRA FORA DO PADRÃO que demonstra a medida de tempo. Deverão responder o relógio e que horas aparece no mesmo, que é a hora em que a zebra levanta e prepara o seu café. E você, a que horas levanta? Desenhe um relógio digital mostrando a hora em que acostuma acordar. Conversa sobre como uma boa noite de sono faz bem e a necessidade de dormirmos pelo menos 8 horas diárias, ininterruptas de sono.  Assim, trabalharemos as horas comparando o relógio analógico e o relógio digital. Faremos então algumas atividades escritas no livro didático de Matemática sobre as horas.

No caderno, faremos algumas resoluções problemas, com operações de adição e subtração, sobre: se deitar às 22 horas e me levantar às 6 horas. Quantas horas dormi? Entramos na escola às 7 horas e saímos às 11 horas. Quantas horas permanecemos na escola? Sabendo que o dia tem 24 horas e se ficamos apenas 4 horas na escola. Quantas horas sobram para ficarmos em casa e para irmos a outros lugares?
Em Artes, montaremos um relógio analógico com papel cartão e cartolina, bem como adereços para personalizar o mesmo. Cada aluno escolherá a forma geométrica que fará o seu relógio (circular, quadrada ou retangular).













5º MOMENTO: Continuaremos com o livro de listas, construção da capa do livro e margens das atividades, Os alunos finalizarão os seus livros para exposição.
Auto-ditado com desenhos presentes na história e que surgiram nas atividades diárias no decorrer da sequência didática que será utilizado como avaliação diagnóstica da hipótese de leitura e escrita de cada aluno.

6º MOMENTO: A culminância deste projeto será a exposição dos Cadernos de Listas e relógios desenvolvidos pelos alunos à comunidade escolar no período matutino.


Nenhum comentário: